Edital dos Cursos Básicos

EDITAL DA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA

 

O DIRETOR DO CEP- ESCOLA TÉCNICA DE CEILÂNDIA torna públicas as regras do processo de matrículas para o acesso e permanência nos cursos de Formação Inicial e Continuada no 4º Bimestre/2016 que acontecerá no período de 19 a 22/09/2016 das 8h às 11h, 14h às 17h e 19h às 21h.

 

  1. Das considerações preliminares:

 

    1. Os cursos estão disponíveis para conhecimento da comunidade no endereço da página da escola: www.etcdf.com.br e em material de divulgação específico.
    2. Os cursos poderão apresentar a opção de formação específica da área com complementação sobre: digitação, segurança da informação, empreendedorismo; legislação trabalhista; ética, cidadania e relações interpessoais; matemática aplicada; português aplicado e informática aplicada, durante o período. Tais complementações são obrigatórias e o estudante só será dispensado caso participe do processo de aproveitamento de estudos.
    3. O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS das disciplinas complementares de digitação, segurança da informação, empreendedorismo; legislação trabalhista; ética, cidadania e relações interpessoais; matemática aplicada; português aplicado e informática aplicada, acontecerá no período de 24 a 27/10, quando o estudante deverá apresentar na secretaria da escola certificado de conclusão de curso em que contemple a disciplina com carga horária e conteúdos compatíveis.
    4. Os cursos têm duração de duzentas horas (200h) com aulas que acontecem cinco (5) vezes por semana, ofertados nos turnos matutino, vespertino e noturno, de acordo com a tabela do item III.

 

  1. Das inscrições:

 

    1. Poderão matricular-se estudantes maiores de 15 anos, ou a concluir, completados até a data de início do curso: 17/10/2016.
    2. DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA PARA MATRÍCULA:

– 01 foto 3×4;

– Identidade e CPF (original e cópia);

– Comprovante de residência (original e cópia);

-Comprovante de escolaridade (original e cópia), se for declaração somente a original;

– Comprovante de cursos específicos, quando for o caso, (original e cópia).

    1. É necessário comprovar a escolarização mínima requerida como pré-requisito para cada curso e especificada no inciso III.
  1. A ausência não justificada das aulas na primeira semana do bimestre letivo caracterizará desistência do curso, podendo o CEP – ETC cancelar esta matrícula. Acendendo oportunidade de matrícula a novos estudantes.
  2. É assegurado, o atendimento com prioridade as pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos, as gestantes, as lactantes e as pessoas com crianças de colo, nos termos da legislação vigente.
    1. Serão reservadas 5% das vagas em cada curso, para pessoas com deficiência, comprovado por laudo médico no ato da matrícula. As vagas não preenchidas pelos candidatos com deficiências serão ofertadas aos demais candidatos.
  1. A impossibilidade da participação das aulas na primeira semana do curso deverá ser justificada à Coordenação Pedagógica do CEP-ETC em até três dias úteis.

 

 

  1. Das vagas:

 

    1. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada dos candidatos.
    2. As turmas serão bimestrais e terão vagas disponíveis de acordo com a tabela abaixo:

 

Cursos Número de vagas Turnos Pré-requisito Perfil do egresso e campo de atuação
Auxiliar de Pessoal 30 M Ensino Médio Incompleto Realiza atividades de apoio à administração de pessoal em processos como controle de jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organiza informações cadastrais dos empregados.
30 N
Auxiliar Administrativo 30 V Ensino Médio Incompleto Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.

 

30 N
Costureiro Industrial do Vestuário 20 M Ensino Fundamental II Incompleto Opera máquinas de costura industrial, visando o domínio das mesmas, trabalhando sob a supervisão técnica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
20 N
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão 15 M Ensino Fundamental I

Incompleto

Objetiva a instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
15 V
Cabeleireiro 20 V 6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental) Destinado às pessoas interessadas em qualificar-se na profissão de Cabeleireiro.
20 N
Manicuro e Pedicuro 20 N 6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental) Atua no segmento de beleza, realizando higienização, lixamento, corte, polimento e esmaltagem das unhas. Utiliza diferentes técnicas, procedimentos de biossegurança, materiais e produtos, conforme as necessidades e características do cliente, respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.
Marceneiro em Linha Reta

 

20 M Ensino Fundamental I

 

Projeta, confecciona e restaura produtos de madeira e derivados. Interpreta projetos, desenhos e especificações. Produz artefatos ou móveis de madeira, desde o desenho, passando pela preparação da madeira, cortes, encaixes, polimento e acabamento. Elabora orçamentos. Entrega e monta produtos confeccionados sob medida ou restaurados. Observa normas de qualidade, saúde e segurança.
20 V
20 N
Operador de Computador 40 M Ensino Fundamental II

Incompleto

Opera sistemas operacionais de cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.
40 V
40 N
Gestão Financeira 30 N Ensino Fundamental Completo Destinado àqueles que desejam adquirir conhecimentos quanto à capacitação e conhecimento sobre a Economia.
Programador Web 20 N Ensino Médio Incompleto

ter conhecimento em Lógica de Programação e

Conhecimentos básicos em HTML, CSS e JavaScript.

 

 

Capacitar o estudante para criação e desenvolvimento de páginas e programas web com acesso a base de dados utilizando a Linguagem de Programação PHP. Conhecer suas principais características, estruturas, bibliotecas e métodos utilizados no desenvolvimento de aplicativos para Web.
Suporte Técnico em Informática 15 M Estar cursando pelo menos o 2º módulo do curso Técnico em Informática ou superior em Informática. Ter concluído o curso Técnico ou Superior na área de Informática ou ter Curso de Montagem

e Configuração de Micro e Ensino Fundamental Completo

O curso fornecerá subsídios práticos vivenciados em ambiente real, para que os discentes tenham condições de diagnosticar e resolver conflitos de hardware e software envolvidos em um ambiente computacional, bem como compreender as diversas tecnologias existentes no mercado, oferecendo inclusive suporte à  redes de computadores com plataforma cliente/servidor.
15 V
Operador de Computador para a melhor idade 15 M Ensino Fundamental I

Incompleto

Voltado para pessoas acima de 50 anos que buscam aprender como manipular o computador, utilizando adequadamente os recursos do programa de edição de textos e uso da internet para diferentes fins, tais como: fazer pesquisas, comunicar com parentes e amigos através das redes sociais e e-mail, obter entretenimento e notícias, políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual, entre outros.
Montador e Reparador de Computadores

 

 

20 N Ensino Fundamental II Completo, Operador de Micro Realiza manutenção em computadores. Monta, instala e configura dispositivos de hardware. Instala e configura sistemas operacionais e software aplicativos. Monta, instala e repara microcomputadores, identificando e instalando sistemas operacionais, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Cabeleireiro Avançado 20 M 6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental)

Curso básico de cabeleireiro ou de barbeiro

Atua no segmento de beleza, realizando técnicas de corte, colorimetria avançado.
Projetista de Móveis Planejados 20 V Ensino Fundamental II

Incompleto, curso de Marceneiro e de noções básicas de informática.

Desenhar projetos 3D utilizando o software  SketchUp Pro para uma melhor apresentação e visualização de ambientes e moveis planejados a serem fabricados em escalas reais. Podendo o aluno fazer um rico detalhamento no Layout de seus projetos.

 

 

  1. Da aprovação:

 

    1. Para ser considerado APTO, o estudante deverá ter frequência igual ou superior a 75% e ter rendimento satisfatório.

 

    1. O estudante deverá frequentar às complementações específicas de seu curso. Caso já tenha feito curso equivalente, poderá entrar com pedido de aproveitamento de estudos das disciplinas complementares, apresentando certificado com carga horária e conteúdos compatíveis, na secretaria da escola. (Item I-c)

 

 

COMPLEMENTAÇÕES

DISCIPLINA PERFIL DE SAÍDA
Informática Aplicada

 

Promover o conhecimento e capacitar ao estudante na utilização dos recursos de informática, como utilização do Sistema Operacional e a aplicabilidade do uso do Editor de Texto, bem como o acesso a Internet.
Legislação Trabalhista

 

Proporcionar visão global da Ética e do Direito (Legislação). Propiciar conhecimentos específicos atuais sobre a responsabilidade, ética jurídica e suas consequências. Sensibilizar o estudante sobre a forma dinâmica com que o mercado atual se comporta e as oportunidades de êxito neste mercado conscientizando o estudante sobre os direitos e deveres do trabalhador informando-o sobre a legislação relativa às profissões.
Matemática Aplicada

 

Dominar a lógica matemática, as operações básicas, o sistema de medidas e porcentagem.
Ética, Cidadania e Relações Humanas

 

Apresentar princípios e fundamentos da ética e cidadania; Analisar a ética no Brasil sociopolítico e jurídico atual; Usar a ética como uma estratégia de afirmação no mercado de trabalho e resolução de conflitos; Reconhecer a importância da formação moral e ética para o exercício da cidadania nas relações humanas.
Lógica
Aplicar conceitos e técnicas de raciocínio lógico necessário à solução de problemas computacionais. Desenvolver algoritmos de baixa e média complexidade a partir de requisitos predefinidos.
Digitação Objetiva levar o estudante a uma digitação intuitiva rápida e com a posição correta dos dedos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Português Aplicado Esta disciplina abordará atividades de leitura, interpretação e produção escrita; os textos utilizados serão de interesse dos estudantes e com base no seu curso de formação.

 

    1. Os casos omissos serão definidos pela coordenação de cursos FIC e direção do CEP-Escola Técnica de Ceilândia.

 

 

Ceilândia, 14 de setembro de 2016.

 

_____________________________

Joubert Almada Corrêa

Diretor – CEP-ESCOLA TÉCNICA DE CEILÂNDIA