Edital Cursos Básicos 1/2017

Confira abaixo o edital dos cursos básicos. Leia até o fim deste artigo, pois constam informações importantes sobre a inclusão e exclusão de alguns cursos. Maiores informações através do telefone 3901-6927.

 

 

 

EDITAL DO PROCESSO SELETIVO PARA INGRESSO DE ESTUDANTES NOS CURSOS DE FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA (FIC) NA MODALIDADE PRESENCIAL DO CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL – ESCOLA TÉCNICA DE CEILÂNDIA/CEP-ETC.

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL, no uso de suas atribuições que lhe são conferidas pelo Art. 105, § único, da Lei Orgânica do Distrito Federal e pelo Art. 172, do Regimento Interno desta Secretaria – Decreto n° 31.195, de 21 de dezembro de 2009, RESOLVE: TORNAR PÚBLICO o Processo Seletivo para ingresso de estudantes nos cursos de Formação Inicial e Continuada para o 1° Bimestre letivo de 2017.

 

1. DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

1.1 O Processo Seletivo será regido pelo presente Edital e executado pela Comissão Local, composta por um membro do Conselho Escolar, um Supervisor Pedagógico, um Coordenador de Curso, nomeada pelo Diretor, membro da comissão, do Centro de Educação Profissional – Escola Técnica de Ceilândia, situado na QNN 14 – Área Especial – Ceilândia – DF.

1.2 O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de vagas, por meio de ordem de chegada dos candidatos na Secretaria Escolar do CEP-ETC, para os cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada: Auxiliar Administrativo, Auxiliar de Pessoal, Barbeiro, Cabeleireiro, Costureiro Industrial do Vestuário, Desenvolvedor Web, Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão, Gestão Financeira, Manicure e Pedicuro, Marceneiro em Linha Reta, Operador de Computador, Operador para a Melhor Idade, Suporte Técnico em Informática e Robótica com Programação em C aplicada ao arduíno.

1.3 A realização dos cursos de presenciais de Formação Inicial e Continuada, está condicionada à matrícula de, no mínimo, 10 (dez)  estudantes por curso/turno.

1.3.1 Para os cursos de Formação Inicial e Continuada, face à necessidade de organização de turmas, o CEP- ETC poderá remanejar os estudantes de turma e turno, uma vez que a instituição necessita de no mínimo de 10 estudantes  para manter a turma dos cursos de Formação Inicial e Continuada na modalidade presencial.

1.4 Considera-se o CEP-ETC a instituição responsável pela implementação e acompanhamento pedagógico dos cursos previstos neste Edital, bem como pela matrícula e certificação dos estudantes concluintes.

  1. CURSOS E VAGAS

2.1 Os candidatos serão selecionados segundo a ordem de chegada dos candidatos na Secretaria Escolar do CEP-ETC, respeitando-se o limite de vagas estabelecidas por curso e por turno.

2.2 Para a oferta de cursos presenciais de Formação Inicial e Continuada, o número de vagas por turnos, o pré-requisito e o perfil de egresso e campo de atuação para o 1º Bimestre letivo de 2017, segue conforme tabela abaixo:

 

 **Estes cursos sofreram alterações. Confira no anexo II deste edital a lista atualizada.**

Cursos Número de vagas Turnos Pré-requisito Perfil do egresso e campo de atuação
Auxiliar Administrativo 35 V Ensino Médio Incompleto Atua nos processos administrativos de empresas urbanas e rurais, executando atividades de apoio nas áreas de recursos humanos, finanças, produção, logística e vendas, observando os procedimentos operacionais e a legislação.
35 N
Auxiliar de Pessoal 35 M Ensino Médio Incompleto Realiza atividades de apoio à administração de pessoal em processos como controle de jornada de trabalho e pagamento de encargos sociais, 13º salário, férias e rescisão de contrato. Prepara, organiza, solicita e emite documentos e processos de acordo com a legislação trabalhista. Organiza informações cadastrais dos empregados.
35 N
Barbeiro 25 M 6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental) Atua no segmento de beleza, realizando serviços de barba e cabelo masculino.
Cabeleireiro 25 V 6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental) Destinado às pessoas interessadas em qualificar-se na profissão de Cabeleireiro.
25 N
Costureiro Industrial do Vestuário 25 M Ensino Fundamental II Incompleto Opera máquinas de costura industrial, visando o domínio das mesmas, trabalhando sob a supervisão técnica, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
25 N
Desenvolvedor Web 25 N Ensino Médio IncompletoTer conhecimento em Lógica de Programação eConhecimentos básicos em HTML, CSS e JavaScript. Capacitar o estudante para criação e desenvolvimento de páginas e programas web com acesso a base de dados utilizando a Linguagem de Programação PHP. Conhecer suas principais características, estruturas, bibliotecas e métodos utilizados no desenvolvimento de aplicativos para Web.
Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão 20 M Ensino Fundamental IIncompleto Objetiva a instalação e manutenção elétrica predial de baixa tensão, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
20 V
Gestão Financeira 35 N Ensino Fundamental Completo Destinado àqueles que desejam adquirir conhecimentos quanto à capacitação e conhecimento sobre a Economia.
Manicuro e Pedicuro 25 N 6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental) Atua no segmento de beleza, realizando higienização, lixamento, corte, polimento e esmaltagem das unhas. Utiliza diferentes técnicas, procedimentos de biossegurança, materiais e produtos, conforme as necessidades e características do cliente, respeitando os limites éticos e os critérios estéticos regionais.
Marceneiro em Linha Reta 25 M Ensino Fundamental I Projeta, confecciona e restaura produtos de madeira e derivados. Interpreta projetos, desenhos e especificações. Produz artefatos ou móveis de madeira, desde o desenho, passando pela preparação da madeira, cortes, encaixes, polimento e acabamento. Elabora orçamentos. Entrega e monta produtos confeccionados sob medida ou restaurados. Observa normas de qualidade, saúde e segurança.
50 V
25 N
Operador de Computador 25 M Ensino Fundamental IIIncompleto Opera sistemas operacionais de cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.
50 V
50 N
Operador para a melhor idade 20 M 6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental) Voltado para pessoas acima de 50 anos que buscam aprender como manipular o computador, utilizando adequadamente os recursos do programa de edição de textos e uso da internet para diferentes fins, tais como: fazer pesquisas, comunicar com parentes e amigos através das redes sociais e e-mail, obter entretenimento e notícias, políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual, entre outros.
Robótica, Programação em C aplicada ao Arduíno 20 M Estar cursando ou ter concluído o ensino médio. Ter experiência ou curso de Lógica de Programação, ou ter concluído o Módulo 1 do Técnico em Informática da ETC. O curso introduzirá o aluno no mundo da Robótica, da programação e da eletrônica, utilizando o projeto do microprocessador Arduíno.
Suporte Técnico em Informática 20 M Ter certificado de Operador de Micro, ou técnico em informática, ou superior em informática.Ter conhecimento em Montagem e Configuração de Micro. O curso fornecerá subsídios práticos vivenciados em ambiente real, para que os discentes tenham condições de diagnosticar e resolver conflitos de hardware e software envolvidos em um ambiente computacional, bem como compreender as diversas tecnologias existentes no mercado, oferecendo inclusive suporte à redes de computadores com plataforma cliente/servidor.
20 V
20 N

 

2.3 Serão reservadas 5% das vagas para candidatos com deficiência, desde que a deficiência não o impossibilite de desenvolver as habilidades e competências do curso pleiteado, comprovada por laudo médico no ato da matrícula, por curso/turno.

2.3.1 As vagas não preenchidas pelos candidatos com deficiências serão ofertadas aos demais candidatos.

2.4 Os cursos estão disponíveis para conhecimento da comunidade no endereço da página da escola: www.etcdf.com.br e em material de divulgação específico.

2.5 Os cursos têm carga horária de duzentas horas (200h), com aulas que acontecem cinco (5) vezes por semana, ofertados nos turnos matutino, vespertino e noturno, de acordo com a tabela do item 2.2.

2.6 Os cursos poderão apresentar a opção de formação específica da área com complementação sobre: digitação, segurança da informação, empreendedorismo, legislação trabalhista, ética, cidadania e relações interpessoais, matemática aplicada, português aplicado e informática aplicada, durante o período. Tais complementações são obrigatórias e o estudante só será dispensado caso participe do processo de aproveitamento de estudos.

2.6.1 O estudante deverá frequentar as complementações específicas de seu curso. Caso já tenha feito curso equivalente, poderá entrar com pedido de aproveitamento de estudos das disciplinas complementares (ANEXO I), apresentando certificado com carga horária e conteúdos compatíveis, na secretaria da escola.

2.7 O APROVEITAMENTO DE ESTUDOS das disciplinas complementares de digitação, segurança da informação, empreendedorismo, legislação trabalhista, ética, cidadania e relações interpessoais, matemática aplicada; português aplicado e informática aplicada, acontecerá no período de 20 a 23/02/2017, quando o estudante deverá apresentar na secretaria da escola certificado de conclusão de curso em que contemple a disciplina com carga horária e conteúdos compatíveis.

2.8 Para ser considerado APTO e receber a certificação, o estudante deverá ter frequência igual ou superior a 75% e ter rendimento satisfatório.

  1. INSCRIÇÃO E FORMA DE INGRESSO

3.1.1 As inscrições para o Processo Seletivo serão realizadas, por ordem de chegada, na Secretaria Escolar do CEP-ETC, situado na QNN 14 – Área Especial – Ceilândia – DF, o período de 16/01/2017 a 19/01/2017.

3.1.2 O horário de atendimento da Secretaria Escolar será das 8h às 11h e 14h às 17h.

3.1.3 É assegurado, o atendimento com prioridade às pessoas com deficiência, aos idosos com idade igual ou superior a 60 anos, obesos,  as gestantes, as lactantes e as pessoas com crianças de colo, nos termos da legislação vigente (Lei Distrital 4.299/2009).

3.2. Poderão inscrever-se:

3.2.1 Estudantes maiores de 15 anos, ou a completar até a data de início do curso: 10/02/2017.

3.2.2 Possuam a escolaridade mínima requerida, como pré-requisito para cada curso, conforme a tabela do item 2.2, até a data de início do curso: 10/02/2017.

3.2.3 A não observância aos itens 3.2.1 e 3.2.2 acarretará na eliminação do candidato.

3.3. Ao inscrever-se, o candidato deverá optar por um único curso em um único turno: Matutino, Vespertino ou Noturno.

3.3.1 A duplicidade de inscrição acarretará na eliminação do candidato deste Processo Seletivo.

3.4 No ato da efetivação da matrícula, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:

  1. a) Comprovante de escolaridade (original e cópia), se for declaração de escolaridade somente à original, atualizada dos últimos 30 dias da instituição do ensino;
  2. b) original e cópia do documento oficial de identidade;
  3. c) original e cópia do Cadastro de Pessoa Física – CPF do candidato;
  4. d) 01 (uma) foto 3×4 e recente;
  5. e) original e cópia do comprovante de residência atualizado;

3.4.1 O candidato que tiver concluído o ensino no exterior deverá providenciar a validação do referido curso no Conselho de Educação do Distrito Federal.

3.5 O candidato menor de 18 (dezoito) anos deverá estar acompanhado de seu responsável legal no ato da Matrícula.

3.6 Ao candidato impossibilitado de pessoalmente efetuar sua inscrição, será permitido fazê- la por intermédio de terceiros, mediante apresentação de Procuração Simples do candidato, acompanhada de documento pessoal comprobatório de sua assinatura, e pelos pais quando o candidato for menor de 18 anos.

3.7 O candidato com deficiência deverá apresentar laudo médico, desde que, a deficiência não o impossibilite de desenvolver as habilidades e competências do curso pleiteado, comprovada por laudo médico no ato da matrícula.

3.7.1 As vagas não preenchidas pelos candidatos com deficiências serão ofertadas aos demais candidatos.

  1. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

4.1 A validade do resultado deste Processo Seletivo está restrita ao início do 1º Bimestre letivo de 2017.

4.2 É de responsabilidade do candidato, acompanhar a publicação de todos os atos do Processo Seletivo.

4.3 Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Local do Processo Seletivo.

 

JÚLIO GREGÓRIO FILHO

 

ANEXO I

 

COMPLEMENTAÇÕES
DISCIPLINA PERFIL DE SAÍDA
Informática Aplicada Promover o conhecimento e capacitar ao estudante na utilização dos recursos de informática, como utilização do Sistema Operacional e a aplicabilidade do uso do Editor de Texto, bem como o acesso a Internet.
LegislaçãoTrabalhista  Proporcionar visão global da Ética e do Direito (Legislação). Propiciar conhecimentos específicos atuais sobre a responsabilidade, ética jurídica e suas consequências. Sensibilizar o estudante sobre a forma dinâmica com que o mercado atual se comporta e as oportunidades de êxito neste mercado conscientizando o estudante sobre os direitos e deveres do trabalhador informando-o sobre a legislação relativa às profissões.
Matemática Aplicada Dominar a lógica matemática, as operações básicas, o sistema de medidas e porcentagem.
Ética, Cidadania e Relações Humanas Apresentar princípios e fundamentos da ética e cidadania; Analisar a ética no Brasil sociopolítico e jurídico atual; Usar a ética como uma estratégia de afirmação no mercado de trabalho e resolução de conflitos; Reconhecer a importância da formação moral e ética para o exercício da cidadania nas relações humanas.
Lógica
Aplicar conceitos e técnicas de raciocínio lógico necessário à solução de problemas computacionais. Desenvolver algoritmos de baixa e média complexidade a partir de requisitos predefinidos.
Digitação Objetiva levar o estudante a uma digitação intuitiva rápida e com a posição correta dos dedos, de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.
Português Aplicado Esta disciplina abordará atividades de leitura, interpretação e produção escrita; os textos utilizados serão de interesse dos estudantes e com base no seu curso de formação.
Empreendedorismo Fomentar conhecimentos sobre o ato de criação de novos empreendimentos nos mais diversos setores, propiciando-lhes em especial o conhecimento sobre a importância do empreendedorismo para a economia, sua importância na geração de emprego e renda. E ainda, o universo das ações empreendedoras que vão desde abertura de empresas com propósito econômico e financeiro, até objetivos puramente sociais.

 

 

ANEXO II (ATENÇÃO – INFORMAÇÕES IMPORTANTES)

 

A comissão local do Processo Seletivo de matrículas para os Cursos de Formação Continuada, em atendimento às demandas da comunidade escolar e com o surgimento de novas cargas, resolve alterar o edital nº XX de XX de janeiro de 2017 nos seguintes itens:

 

  • 2.:

 

  • Cancelar os cursos:

 

Cursos Número de vagas Turnos Pré-requisito Perfil do egresso e campo de atuação
Desenvolvedor Web 25 N Ensino Médio IncompletoTer conhecimento em Lógica de Programação eConhecimentos básicos em HTML, CSS e JavaScript. Capacitar o estudante para criação e desenvolvimento de páginas e programas web com acesso a base de dados utilizando a Linguagem de Programação PHP. Conhecer suas principais características, estruturas, bibliotecas e métodos utilizados no desenvolvimento de aplicativos para Web.
Marceneiro em Linha Reta 25 V Ensino Fundamental I Projeta, confecciona e restaura produtos de madeira e derivados. Interpreta projetos, desenhos e especificações. Produz artefatos ou móveis de madeira, desde o desenho, passando pela preparação da madeira, cortes, encaixes, polimento e acabamento. Elabora orçamentos. Entrega e monta produtos confeccionados sob medida ou restaurados. Observa normas de qualidade, saúde e segurança.
Operador de Computador 25 M Ensino Fundamental IIIncompleto Opera sistemas operacionais de cliente, aplicativos de escritório e periféricos. Organiza entrada e saída de dados em sistemas de informação, conforme procedimentos técnicos de qualidade e atento às normas e políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual.
50 V
50 N
Operador para a melhor idade 20 M 6ª série do 1º grau (7º ano do Ensino Fundamental) Voltado para pessoas acima de 50 anos que buscam aprender como manipular o computador, utilizando adequadamente os recursos do programa de edição de textos e uso da internet para diferentes fins, tais como: fazer pesquisas, comunicar com parentes e amigos através das redes sociais e e-mail, obter entretenimento e notícias, políticas de segurança da informação e de respeito à propriedade intelectual, entre outros.

 

 

  • Incluir os Cursos:

 

Cursos Número de vagas Turnos Pré-requisito Perfil do egresso e campo de atuação
Modelista de Roupas 25 V Ensino Fundamental II Incompleto Modela peças do vestuário, considerando a estrutura, caimento e sentido do fio dos tecidos e as instruções especificadas na ficha técnica para elaboração de moldes.
25 N
Programador de Sistemas (Java Básico) 25 N Ensino Médio IncompletoTer conhecimento em Lógica de Programação  Capacitar o estudante para criação e desenvolvimento de páginas e programas web com acesso a base de dados utilizando a Linguagem de Programação PHP. Conhecer suas principais características, estruturas, bibliotecas e métodos utilizados no desenvolvimento de aplicativos para Web.
Marceneiro em Linha Reta 50,Lê-se , 25 V Ensino Fundamental I Projeta, confecciona e restaura produtos de madeira e derivados. Interpreta projetos, desenhos e especificações. Produz artefatos ou móveis de madeira, desde o desenho, passando pela preparação da madeira, cortes, encaixes, polimento e acabamento. Elabora orçamentos. Entrega e monta produtos confeccionados sob medida ou restaurados. Observa normas de qualidade, saúde e segurança.
Projetista de Móveis Planejados 20 V Ensino Fundamental IIIncompleto e noções básicas de informática. Desenhar projetos 3D utilizando o software  SketchUp Pro para uma melhor apresentação e visualização de ambientes e moveis planejados a serem fabricados em escalas reais. Podendo o aluno fazer um rico detalhamento no Layout de seus projetos.

 

Operador de Computador(INTERMEDIÁRIO) 25 M Ensino Fundamental IIIncompleto e curso de algum Sistema Operacional e de Editor de textos. Utiliza aplicativos de escritório e utilitários na edição de textos, elaboração de planilhas eletrônicas, apresentação de slides e compactação de arquivos.
25 V
25 N
Operador de Computador(INICIANTE) 25 M Ensino Fundamental IIIncompleto Pesquisa e navega na internet. Usa correio eletrônico. Configura sistema operacional, aplicativos de escritório de edição de textos e periféricos. Organiza a entrada e saída de dados em sistemas de informação e seleciona programas de aplicação a partir da avaliação do usuário.
25 V
25 N